ESG para Empresas: Como Implementar Estratégias Sustentáveis e Responsáveis

image

Compreender o que é ESG para empresas é muito importante para que se torne possível construir um espaço de trabalho que viabilize maiores cuidados com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que coloca em prática ações focadas em questões sociais e de governança. Neste texto, a equipe da Think Projetos vai ajudá-lo a compreender tudo sobre esse assunto. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Afinal, o que é ESG e por que é importante para as empresas?

ESG é uma sigla em inglês que designa "Environmental, Social e Governance", que, em português, pode ser traduzido, literalmente, como "Ambiental, Social e Governança". Trata-se, portanto, de três dimensões fundamentais da sustentabilidade empresarial. Dentro dessas dimensões, encontram-se critérios que visam avaliar o desempenho das empresas com foco em responsabilidade socioambiental e práticas de gestão corporativa. Podemos assim dizer que as práticas de ESG estabelecem um plano de ação para a empresa, com atenção especial em sustentabilidade, redução de danos ambientais, melhora na gestão e governança e preocupação com questões sociais.

Como implementar uma estratégia de ESG eficaz na minha empresa?

Implementar uma estratégia de ESG eficaz na empresa pode ser um grande desafio. Para isso, é necessário contar com o apoio de todos os envolvidos com o desenvolvimento da empresa, visando criar um planejamento efetivo que concilie as boas práticas de ESG com os próprios objetivos da corporação. Nos tópicos abaixo, apresentamos algumas ideias interessantes para que você comece a desbravar ações que propiciem um dia a dia mais sustentável na sua empresa. Veja só:

1. Comprometimento da alta administração

A alta administração de uma empresa precisa estar ciente da importância do ESG. Dessa maneira, torna-se possível alocar recursos nas ações mais alinhadas aos objetivos da corporação, ao mesmo tempo em que propicia atitudes socioambientais mais sustentáveis. É o caso de a governança estabelecer critérios de investimentos nas Leis de Incentivo, por exemplo, fomentando práticas culturais na comunidade e estabelecendo um desenvolvimento social que cria uma verdadeira cadeia de crescimento em toda a sociedade.

2. Avaliação de riscos e oportunidade

Depois de engajar todo o time de liderança e de funcionários nas práticas de ESG, é hora de partir para a "mão na massa", avaliando quais são os riscos presentes na corporação, atualmente. Avalie quais são os principais problemas ambientais, sociais e de governança que afetam a empresa e todos os envolvidos com ela, como funcionários, fornecedores, consumidores, dentre outras peças-chave na cadeia produtiva.

3. Definição de objetivos, metas e indicadores

Estabeleça os objetivos, metas e indicadores relacionados aos principais problemas detectados na empresa. Por exemplo, se porventura você possui uma empresa que tem expelido gases poluentes no meio ambiente, estabeleça uma meta de melhoria para esse problema. De que forma isso pode ser resolvido? Com uma nova estrutura mais sustentável? Como isso será resolvido? Quando? Como será medida a resolução? Faça essa definição para todos os problemas e situações que necessitam de melhorias focadas nas práticas de ESG. Esta etapa costuma ser relativamente demorada, mas extremamente importante para o desenvolvimento da empresa.

4. Integração ESG nas operações e processos

Além de traçar um plano que elenque objetivos, metas e indicadores, siga com a integração do ESG em todas as operações e processos da sua empresa. Apresente as métricas e os objetivos levantados na sua análise, discutindo formas de iniciar a implementação nos mais diversos setores. Lembre-se de fomentar a construção de um ambiente sustentável e que propicie diversidade, inclusão e igualdade no espaço corporativo e na sociedade como um todo. Por isso, é importante planejar e implementar ações de ESG que incluam desde o setor de Recursos Humanos até os setores mais práticos da sua corporação. Aqui, é fundamental manter uma comunicação clara e objetiva.

5. Envolvimento dos stakeholders

Os stakeholders são todas aquelas pessoas e organizações que possuem interesses ou que, de alguma forma, podem ser afetadas pelas ações de uma empresa. É o caso da comunidade onde a empresa está instalada, caso esta comece a afetar negativamente o meio ambiente, por exemplo. Além disso, podemos citar os funcionários, clientes, acionistas, fornecedores, governo, Ongs e instituições financeiras. Como podemos ver, uma empresa nunca caminha sozinha. Por isso, quando pensamos em estratégias de ESG para empresas, devemos considerar a premissa de envolver todos os stakeholders nas decisões, implementações, etc. Desse modo, é preciso ouvir suas preocupações, expectativas, sugestões e manter um diálogo aberto com todas essas pessoas e instituições, a fim de colocar em prática medidas que impactam a todos da forma mais sustentável e positiva possível.

6. Monitoramento e melhoria contínua

Por fim, é importante estabelecer um sistema de monitoramento e de melhoria contínua na hora de implementar ESG para empresas. Isso porque é necessário acompanhar o caminhar de cada mudança e os resultados que cada ação tem gerado no ambiente corporativo e na comunidade de maneira geral. A partir disso, procure realizar revisões periódicas, avalie o impacto das atitudes implementadas e vá trabalhando em ajustes conforme o necessário. Desse modo, é possível implementar ações que, a cada dia, proporcionam mudanças efetivas na empresa e na sociedade. Juntos, todos podemos fazer a mudança no mundo!

Como a Think Projetos pode ajudá-lo nessa missão?

Por meio das Leis de Incentivo Fiscal, a sua empresa pode beneficiar instituições que focam em projetos culturais, esportivos e sociais na sua comunidade ou região. Dessa maneira, é possível colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária, ao colocar em prática medidas que proporcionem o desenvolvimento de crianças e de jovens com relação às práticas culturais e esportivas, por exemplo. Para isso ser posto em prática, você pode contar com a consultoria da Think Projetos! Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo a encontrar os projetos culturais, esportivos e sociais mais alinhados às premissas e objetivos sociais da sua empresa, visando estabelecer uma verdadeira sinergia. Entre em contato conosco e vamos, juntos, estabelecer novas mudanças para o futuro do nosso país e do mundo!